A ESCOLÁSTICA NO SÉCULO XIII
A - A filosofia árabe e a hebraica, a penetração de Aristóteles no Ocidente e a mediação entre aristotelismo e cristianismo
I. A situação política e cultural no século XIII
1. Situação político-social e instituições eclesiásticas
2. A situação cultural
II. O aristotelismo de Avicena
1. A figura e a obra
2. O ser possível e o ser necessário
3. A "lógica da geração" e a influência de Avicena
III. O aristotelismo de Averróis
1. A figura e as obras
2. Primado da filosofia e eternidade do mundo
3. Unicidade do intelecto humano
4. Consequências da unicidade do intelecto
5. As primeiras condenações do aristotelismo
IV. A filosofia hebraica
1. Influxos hebraicos sobre o Ocidente: Avicebron
2. Moisés Maimônides
V. Alberto Magno
1. O programa de pesquisa de Alberto Magno
2. A distinção entre filosofia e teologia
3. Filósofos gregos e teólogos cristãos
B - A grande síntese de Tomás de Aquino
I. A vida e as obras de Tomás
1. Tomás, um dos maiores pensadores de todos os tempos
2. Razão e fé, filosofia e teologia
3. A teologia não substitui a filosofia
II. A ontologia
1. O conceito de ente
2. O ente lógico
3. O ente real e a distinção entre essência e existência
4. Novidade da perspectiva tomista em relação à ontologia grega
5. Os transcendentais: o ente como uno, verdadeiro, bom
5.1. A unidade do ente ("omne ens est unum")
5.2. A verdade do ente ("omne ens est verum")
5.3. A bondade do ente ("omne ens est bonum")
6. A analogia do ser
7. Transcendência de Deus e teologia negativa
III. A teologia: as cinco vias para provar a existência de Deus
1. Conhecimento "a posteriori" da existência de Deus
2. A primeira via, ou via do movimento
3. A segunda via, ou via da causalidade eficiente
4. A terceira via, ou via da contingência
5. A quarta via, ou via dos graus de perfeição
6. A quinta via, ou via do finalismo
IV. A teoria do direito
1. O livre-arbítrio
2. "Lex aeterna", "lex naturalis", "lex humana", "lex divina"
V. O "filosofar na fé" em Tomás
1. A fé, guia da razão
C - O movimento franciscano e Boaventura de Bagnoregio
I. O franciscanismo
1. São Francisco e o franciscanismo
2. Alexandre de Hales
II. São Boaventura e os vértices da Escola franciscana
1. São Boaventura: a vida e as obras
2. A posição de Boaventura contra o aristotelismo averroísta
3. Na origem dos erros do aristotelismo
4. O exemplarismo
5. As "rationes seminales"
6. Conhecimento humano e iluminação divina
7. Deus, o homem e a pluralidade das formas
8. Boaventura e Tomás: "uma" fé e "duas" filosofias
D - Averroísmo latino, neo-agostinismo e filosofia experimental no século décimo terceiro
I. Siger de Brabante e o averroísmo latino
1. O averroísmo latino
2. Siger de Brabante e a doutrina da dupla verdade
3. Os franciscanos em polêmica contra o aristotelismo e o relançamento do agostinismo
II. A filosofia experimental e as primeiras pesquisas científicas na era da Escolástica
1. Roberto Grosseteste
2. Roger Bacon
2.1. A vida e as obras
2.2. Antecipações por parte de Roger Bacon de ideias que Francis Bacon tornara famosas no séc. XVI
2.3. A experiência como base de todo conhecimento
2.4. Problemas físicos e técnicos em Bacon
2.5. As ideias de Bacon sobre as traduções
3. Pesquisas tecnológicas na Idade Média
João Duns Escoto
I. A vida e a obra
1. O "Doutor sutil"
2. Distinção entre filosofia e teologia
II. A metafísica
1. A univocidade do ente
2. O ente unívoco, objeto primeiro do intelecto
3. A ascensão a Deus
4. A insuficiência do conceito de ente infinito
5. O princípio de individuação e a "haecceitas"
III. A concepção do direito
1. O voluntarismo e o direito natu